16 de outubro de 1980!

Um dia que fica para a história da música portuguesa como o início do chamado rock português. Tudo por causa de um single chamado Cavalos de Corrida! De uma banda de Almada chamada simplesmente, UHF!

Nas palavras de António Manuel Ribeiro “na altura só pensei que a canção tinha pedalada e as palavras tinham a força da realidade. Ponto final.” Mas, ainda antes de ser editada em single, Cavalos de Corrida era a música que os UHF tocavam mais ao vivo “começou a ser um caso sério, antes mesmo do disco ser editado. Tínhamos que a tocar 2/3/4 vezes – a malta nova queria abanar o capacete, literalmente. E nós também. Tornou-se a música que mexe com várias gerações. Algo terá no seu âmago.””

Colocamos a questão sobre a atualidade do tema Cavalos de Corrida a António Manuel Ribeiro. O autor diz-nos “Atualíssimo. É uma música urbana que fala da vida nas grandes cidades, onde somos impulsionados pelos horários e tolhidos pelo trânsito.”

O tema Cavalos de Corrida faz hoje 40 anos da sua primeira edição em single. A letra é de António Manuel Ribeiro e a música de Renato Gomes.