JP Coimbra edita hoje o seu disco de estreia em nome própro, VIBRA

Mas o que podemos saber sobre VIBRA? Para JP Coimbraé música maioritariamente instrumental feita com extrema liberdade, sem pensar em formatos ou condicionantes. No sentido em que procura em cada faixa construir um bolo sonoro coerente, repleto de referências que vão da música eletrónica à clássica.

O objetivo central do VIBRA foi combinar a plasticidade dos espaços públicos e suas inerentes características acústicas, na composição das peças musicais, criando autênticos “retratos sonoros” desses locais.

O projeto foi gravado na Casa da Música do Porto, na Estação de Metro do Marquês, na Fundação de Serralves, no rio subterrâneo “Rio de Vila” por baixo da Rua Mouzinho da Silveira. Todo o processo de gravação foi captado pelo realizador Vasco Mendes e, será disponibilizado em formato documentário, no início de 2021.

VIBRA, pode ser catalogado como Modern Classic? JP Coimbra não rejeita por inteiro essa categorização “acho que toda a música é difícil de catalogar. É algo completamente abstrato. Mais abstrato que a pintura por exemplo. No caso deste tema, não é uma canção mas tem uma narrativa, não tem uma voz mas tem instrumentos que transportam as melodias… E depois, existem elementos que vou buscar à música clássica, à eletrónica e que tento conjugar num bolo sonoro que seja coerente.”

O single de avanço de VIBRA é From Afar um tema que o compositor JP Coimbra diz-nos “surgiu da própria introdução do tema que foi feita com o silenciador que os pianos verticais trazem. Esse silenciador tem um feltro que abafa o som para podermos tocar em casa sem incomodar os vizinhos. Mas eu gosto muito desse som. Escolhi este single como primeira amostra do disco porque é representativo da minha ideia de agregar vários géneros musicais num só tema. Foi a partir dele que percebi que tinha encontrado uma linguagem e, que essa linguagem me iria permitir construir todo um disco.”

VIBRA já está disponível em todas as plataformas digitais (em exclusivo para o território português) e, também no formato físico em lojas especializadas.

O universo musical de VIBRA vai ser apresentado no próximo dia 17 de dezembro na Sala 2 da Casa da Música.

Bilhetes disponíveis em:

BOL: 
https://bol.pt/Comprar/Bilhetes/90751/831856/9256/Lotacao

Casa da Música:
https://www.casadamusica.com/pt/agenda/2020/novembro/22-jp-coimbra/?lang=pt#tab=0