Logo

Fingertips

ÁLBUM
Assessoria
Os FingerTips, nasceram para deixar as sementes de uma nova etapa da música portuguesa: liricamente anglo-saxónica mas recheada sentimentos tão presentes no quotidiano português como a angústia, a saudade, o amor, a raiva e a calma.

Influenciados essencialmente pelos trabalhos que chegam da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos da América a banda faz questão de salientar que num mundo que se tornou numa aldeia global, a questão da definição de influências deixa de fazer sentido, pois de todo o lado nos chegam inspirações.

O que Interessa é o que ouvimos! Se nos transmite qualquer tipo de sensação. Se nos faz saltar, rir, chorar, pensar. Se faz com que deixemos de viver nesta incerteza constante de não gostarmos de nada, de não aproveitarmos a curta vida que temos, de nos darmos com os outros e de dar aquilo que temos a quem precisa.

Os FingerTips criaram um estilo próprio, compuseram temas originais e fizeram dessas músicas o seu modo de vida. Os temas que se podem ouvir no álbum All ‘Bout Smoke ‘N Mirrors foram quase todos compostos por Rui Saraiva (ex-baixista dos Eye) e por H. Matos. A excepção é Lost In My Sleep, composto por Alexandre Almeida (guitarrista, Pedro Abrunhosa). As letras foram todas elas “desenhadas” pela pena do vocalista Zé, que a par de Domingos Alves (pianista / teclista), Alexis Dias (guitarrista) e Jorge Oliveira (baterista), compõe os Fingertips.

A maturidade poética muito desenvolvida, do vocalista permitiu a elaboração de um álbum de melodias simples que variam entre o melodramático, nostálgico, irónico e o sonhador. Temas como Mellancholic Ballad (For The Leftlovers), o primeiro single, assim como Picture Of My Own, How Do You Know Me. Sem esquecer é claro, Safe ‘N Warm ou Shockwave.

All About Smoke N Mirrors transformou-se numa autêntica lufada de ar fresco no panorama da música portuguesa e os resultados não deixam dúvidas:

O single Mellancholic Ballad manteve-se, no 1º semestre de 2004, praticamente sempre em 1º lugar do National Production Chart, atingindo o 2º lugar do Airplay Chart. O tema Mellancholic Ballad foi também um dos temas a figurar na telenovela Celebridade, em mais um sucesso da SIC.

O vídeo-clip do single, realizado por João Menezes, teve alta rotação nos canais de música portugueses, tendo sido seleccionado para os Festivais Internacionais: Torrelavega (Espanha), Leicester e Londres (Reino Unido), Clermont Ferrand (França).

Os FingerTips receberam, em Abril, o galardão de melhor artista nacional – Rádio Nova Era, tendo sido nomeados para dois Globos de Ouro, “Melhor Canção” e “Melhor Grupo”, numa organização SIC/Caras.

Em Junho, asseguraram a primeira parte do espectáculo dos The Corrs, no Estádio Municipal de Braga e subiram ao palco principal do Festival Vilar de Mouros, no mês seguinte.

Para finalizar o ano de 2004, não poderiam ter tido melhor elogio do que terem sido convidados para a primeira parte do concerto, no dia 31 de Dezembro, de Nelly Furtado, que se apresentou em Albufeira para cerca de 60 mil pessoas.

O single Picture Of My Own, é a banda sonora do anúncio da SuperBock Green ainda a rodar nos canais nacionais.

Na sequência da banda em 2004 ter apresentado uma série de concertos acústicos, sob o título N’Outros Luares, um concerto intimista e de partilha de emoções, o dia 19 de Janeiro foi uma data muito importante, pois apesar do seu 1º registo fonográfico ser galardão de Ouro, actuaram mais uma vez na Discotecta ACT, mas desta vez o concerto foi gravado para o seu 1º DVD.

A música feita pelos Fingertips é um lugar mágico que deve ser procurado, encontrado e desfrutado. Como se tratasse do fruto proibido.

Edição

Zona Musica

R. Paulo Renato, 3ª 2795-147- Linda-a-Velha

Tel: 21 415 5390 Fax: 21 415 5480

Site: www.zonamusica.pt

Managment

Metrosonic Records

Condado Beirós 3660-601 Serrazes – São Pedro do Sul

E-mail: info@metrosonicrecords.com

Site: www.metrosonicrecords.com

Agenciamento

Oficina da Ilusão, Produção de Espectáculos Lda.

Av. Infante D. Henrique, nº 333 H - 1º sala 19 1800-282 Lisboa

Tel.: 218 508 060 Fax: 218 533 230

E-mail: oficinadailusao@oficinadailusao.com