Edu Monteiro é mais conhecido por ser um dos mais destacados produtores de música pop em Portugal. Mas, desta feita, o produtor decidiu avançar em nome próprio com o single You ‘já disponível digitalmente.

Mas o que levou Edu Monteiro a querer estar do outro lado do estúdio? O produtor e agora artista a solo explica-nos que “chegou uma certa altura em que estava a fazer sessões com artistas e já não me dava prazer, não me estava a divertir e sabia que havia algo de errado. Aproveitei a quarentena do ano passado para refletir o porquê de me sentir assim.”

Depois de alguma reflexão, Edu Monteiro decidiu investir o seu tempo em criar, produzir e interpretar temas para um início de carreira. Um desses temas é You, a canção de apresentação ao mundo.

You é um tema autobiográfico? Ou pura construção? Edu Monteiro diz-nos que “eu diria 99% autobiográfico porque a primeira frase é totalmente imaginária! A música começa: “Hey old friend, met a young girl on 5th avenue. 5th avenue é uma avenida principal de Nova York. A frase soava bem e até rimava! Decidi manter. O resto do tema é totalmente verídico. Escrevi esta música no dia 13 de Janeiro do ano passado, que é a data de aniversário da minha namorada. Ela estava a trabalhar no Dubai e então foi uma espécie de prenda de anos para matar a saudade”.

Será que You é o único tema a ser disponibilizado nas próximas semanas, meses pelo Edu Monteiro? Podemos avançar que este primeiro single pertence a um EP de estreia como nos explica o artista “provavelmente terá 7 ou 8 temas, ainda estou a decidir. Uma coisa boa (ou não) de ser produtor é a constante procura pelo som perfeito. Mas essa procura é sempre em vão porque esse tal som perfeito nunca irá existir. Queremos sempre melhor e melhor. Alguns destes temas deste EP estão mais próximos do que idealizo, outros mais longe, mas não estou preocupado com isso. O processo de evolução dum artista é algo que sempre admirei. Ou seja, analisar um artista e apreciar todo o seu percurso e evolução desde o dia 1.”

You está disponível em todas as plataformas digitais.