Logo

Calema

Calema
Artista
Redes Sociais:

Os Calema são dois irmãos gêmeos, Fradique e António Mendes Ferreira, nascidos em 1992 em São Tomé e Príncipe e atualmente a residir em Portugal, onde produzem a sua música e onde têm sido reconhecidos com grande sucesso. São compositores, letristas e intérpretes das suas próprias músicas e o seu nome significa uma especial ondulação na costa Africana.

Em pequenos, os dois artistas deixaram-se influenciar pela música brasileira, e, com a ajuda de um empurrão dado pelos pais, começaram muito cedo a cantar em conjunto. Vieram para Portugal para continuar os estudos – um especializou-se em Multimédia, o outro em Vídeo -, mas a música nunca os abandonou. Utilizaram o Youtube para publicar os primeiros covers, e, mais tarde, em 2011, rumaram a França, onde deram os seus primeiros concertos ao vivo.

Passaram pelas provas cegas no The Voice França e apesar de não terem passado, a experiência deu-lhes alguma notoriedade em França. Anos depois foram contactados por Anselmo Ralph que notou o talento dos dois e convidou-os a participar num musical português. Mais tarde ganharam o concurso Lusartist e começaram a compôr o seu primeiro álbum que hoje conhecemos como “Bomu Kêlê” (que significa “vamos acreditar”), contando com temas em crioulo e em português, oferecendo-nos depois um segundo álbum de sucesso “ANV” ou “A Nossa Vez”, onde está, por exemplo, a canção A Nossa Vez, que terminou o ano de 2017 como o vídeo mais visto no Youtube cantado na lusofonia.

Em fevereiro de 2019 foram anunciados como compositores e intérpretes da música “A Dois” que participou no Festival da Canção 2019.

Já gravaram temas com artistas africanos e brasileiros, como Rapaz 100 Juiz e Kataleya.

Currently, we have no future events.