Logo

Carluz Belo

Carluz Belo
Artista
Redes Sociais:

Carluz Belo, nome artístico de Carlos Belo, é um cantor e compositor nascido a 7 de agosto de 1983 em Vila do Fão, Braga, e que reside atualmente no Porto. É autodidata no piano e apesar de contar com uma presença familiar da guitarra portuguesa nos braços do avô paterno Mário Belo, foi apenas no clube de teatro da escola secundária que sentiu pela primeira vez a paixão pelas artes de palco.

Licenciado em Design Gráfico pela Faculdade de Belas Artes do Porto, ingressou em vários projetos musicais locais, que o permitiram apresentar-se ao público enquanto músico e arrecadar alguns prémios como compositor. Um dos momentos mais marcantes da sua vida universitária foi a sua apresentação como solista do coro “Gospel Rhythms Society” da Coventry University, no espetáculo de Natal de 2005, no Reino Unido onde estava ao abrigo do programa Erasmus.

Em 2006 voltou a Portugal para aprender Produção Musical na ETIC, em Lisboa, e especialização de voz no JB Clube. Em 2008 foi convidado a participar no 44º Festival RTP da Canção como produtor e cantautor, onde apresentou o tema “Cavaleiro da Manhã”, focado na Lusofonia, e obteve o 8º lugar na classificação final.

Em 2012 regressou ao Minho em busca da sua verdade musical. Voltou a explorar o seu lado de ator, experimentou ser sonoplasta e produziu e apresentou o seu próprio programa de rádio, na rádio local. Sem nunca deixar de cantar e compor, apresentou em 2014 uma série de concertos de versões com o seu irmão, o teclista Joel Belo. A sua participação no 4º Festival de Música Moderna de Amares – Tributo a António Variações – mereceu-lhe o prémio do júri, de melhor versão do Variações, com o tema “Estou Além”.

Em 2016 conheceu o produtor Pedro Saraiva e juntos começaram a explorar mais a fundo a arte do músico. Carluz é constantemente influenciado pelos mais diversos fragmentos musicais, que são muitas vezes filtrados e metamorfoseados pela sua principal e inesgotável fonte de inspiração – o seu lugar de todas as emoções – a Praia de Ofir. Encantado com a diversidade de sabores e aromas que o género “canção” consegue abranger, Carluz Belo persegue o seu fascínio pela música, sempre acompanhado pela língua das rimas de Camões e Variações.

O artista prepara-se agora para lançar o seu primeiro álbum, do qual além de “Folhas Secas” também já deu a conhecer “Ao Virar de Cada Esquina” e “O Mundo Que Nos Foge”. O disco será todo ele uma forma de se apresentar ao público, através de uma viagem muito pessoal pelos seus territórios emocionais – muito ligados à praia, à floresta e à pequena cidade costeira. Serão canções assentes num regime pop com um leve travo eletrónico e sempre cantado em Português. Com este álbum, que está agora agendado para ser lançado após o verão, Carluz espera poder oferecer alguma Luz & Afeto aos ouvidos de quem o escutar.

Post Image

Carluz Belo | Álbum de estreia MENINO DA PRAIA já disponível

Post Image

Carluz Belo | Making of de Menino da Praia disponível no YouTube

Post Image

Carluz Belo | Teaser de Menino da Praia disponível online

Post Image

Carluz Belo | Novo single Folhas Secas já disponível

Currently, we have no future events.