Logo

João Granola

João Granola
Artista
Redes Sociais:

João Machado, 33 anos, toma o nome artístico de João Granola para compôr, produzir e gravar o folk alternativo português que o distingue. Nasceu e cresceu no Cartaxo, no distrito de Santarém, onde acabou o 12º ano e onde teve formação em teoria musical. Aprendeu a tocar baixo elétrico e guitarra aos 14 anos, influenciado pela presença musical das filarmónicas religiosas, constituindo várias bandas na área.
Começou com Pintarolas, uma banda punk de letras cómicas que lançou um álbum chamado Vai João. Entretanto, contou também com o lançamento do EP My Flying Grandma e acabou por integrar a banda de rock AMBAR, que em 2016 lançou o álbum “No entanto, ela move-se”.
João trabalha na Portugal Inovação Social, tendo-se licenciado em Gestão no ISCTE e terminado o mestrado em Ética e Responsabilidade Social Corporativa em 2010 também no ISCTE e em Macau. Na sua profissão atual, tratou do desenho e da implementação de um fundo de investimento para inovação social que agora gere.
Foi em Lisboa que teve início AMBAR e é onde vive atualmente o artista. Trabalha agora no seu projeto a solo João Granola, mantendo sempre, no entanto, a ligação ao Cartaxo e às raízes, bem como à família. A vida do artista sempre se desenvolveu entre as duas cidades, com a influência das irmãs que o levaram a ver concertos de bandas internacionais a Lisboa.
O primeiro EP lançado sob o título João Granola foi O Convidado no final de 2017. A ideia surgiu durante um hiato na vida profissional e de artista em que João decide lançar-se como cantautor a solo, numa tentativa e abertura ao universo musical que não era permitida pelo género niche de AMBAR. A O Convidado seguiu-se uma tour por Portugal e a preparação para o próximo lançamento, já em 2018 – o processo de escrita, composição e pré-produção do que viria a ser Os Moderados. No entanto, a produção do álbum foi sendo adiada por fatores pessoais, profissionais e técnicos, forçando o álbum a ser lançado apenas em Fevereiro de 2020.
“Lugar-comum” foi o single de avanço do álbum “Os moderados” editado no início de 2020. É um tema que fala do facto de vivermos num sistema maior que nós, invisível e poderoso, verdadeiro mas não tangível, onde todos temos a nossa quota parte de culpa na sua existência. Apesar de aparentar ser uma música complexa, na verdade, Lugar-comum é simples, directa e que explica-nos tudo aquilo que queremos saber sobre este “estranho” lugar.

Post Image

João Granola showcase no Festival Todos em Casa | 04.04.2020

Post Image

João Granola | Álbum Os Moderados disponível a partir de hoje

Post Image

João Granola Apresenta-nos o single Lugar-comum

Currently, we have no future events.